----------------*****----------------
Sinopse:
Sofrendo de um "bloqueio", um escritor, resolve aceitar um emprego de zelador do antigo Hotel - Overlook, durante a baixa temporada devido ao rigoroso inverno que virá, lá ele teria de passar 5 meses, totalmente isolado, tendo apenas a companhia de sua mulher e seu filho.
Tudo começa bem para Jack, acreditava ele que com a paz intermitente e o duradouro silêncio que teria, sua inspiração voltaria e ele assim poderia voltar ao prazer da escrita e seguir com seu projeto, mas ledo engano de sua parte. Enquanto seu filho dotado de um "dom" especial passa a ter visões sobre o passado daquele hotel, Jack passa a entrar em um estado psicótico em meio a devaneios e alucinações, e assim como a história que ele ouvira quando chegara, a de um antigo zelador que surtara e esquartejara a mulher e as duas filhas, agora é ele a vítima do caos e dos assombros. Serão apenas psicoses que foram a tonas com a reclusa, ou algo se esconde dentro daquele antigo Hotel e os manipula?
----------------*****----------------
Download - O Iluminado
(The Shining)
Via Torrent:
----------------*****----------------
Critica:
Bem quem sou eu para meramente fazer uma crítica a Stanley Kubrick? e quanto a Stephen King? São nomes que por si só dizem tudo e mais um pouco. De qualquer forma, irei apenas dar minha singela opinião, afinal é este o objetivo. Criticar e meter o pau.
O Iluminado não é apenas UM CLÁSSICO, é O CLÁSSICO. Um filme onde lhe prende do inicio ao fim, e que inicio... Uma musica pesada quase mórbida, enquanto se vê uma cena externa, focando de longe em um carro passando por uma estrada quase que deserta, só isso já é o suficiente para gelar a espinha e sentir o que virá pela frente.
Um dos pontos fortes é justamente as câmeras e o som. Principalmente para época, é muito valido citar a qualidade do que se conseguiu se atingir - quase a perfeição. Como a cena do jovem Danny andando com seu triciclo dentro do Hotel, onde enquanto as rodas tocavam diretamente na madeira do chão um som estridente era feito, e o silêncio perturbador quando passava pelos largos tapetes, alternando em as duas situações, criando um ambiente tenso e aterrorizante. Assim como a câmera sempre focando próximo a ele, sendo impossível ver o que estava na próxima curva a ser virada, nos obrigando a roer os dentes até vermos com nossos próximos olhos o que la se espreitava.
Outro fator MUITO importante foi a belíssima interpretação do Jack Nicholson, interpretando justamente seu xará Jack. Com certeza O Iluminado sem ele, não seria o que foi, talvez fosse só mais um grande filme. Ele foi a própria personificação do psicótico, do excêntrico, do grande filho da puta de todos os tempos.
Já por outro lado, a sua fiel e passiva esposa, interpretada pela "bela" Shelley Duvall, foi digna de pena, não foi à-toa que teve que repetir 120 vezes uma cena, e mesmo assim não ficou das melhores. Eu passei boa parte do longa, desejando que o Jack enfiasse o machado nela. Já o pequeno Denny, foi um bom garoto e teve uma boa interpretação, oscilando algumas vezes, mas nada que comprometesse sua atuação e seu personagem mostrou força e acima de tudo muita inteligência, ao contrário de sua mamãe que merecia uma boa machadada.
Eu poderia falar das mil cenas MARAVILHOSAS deste filme, mas não quero estragar a surpresa para os que ainda não viram, seria até crueldade de minha parte.
Nota:
Minha nota não poderia ser menos que 6 Caveiras - Um filme onde apesar da interpretação fraca de uns e um enredo bem diferente da obra de King (o que até poderia gerar críticas negativas em alguns aspectos), passa com louvor em qualquer avaliação, justamente pelo excesso de suspense, por todo o clima aterrorizador que se gera, pelos efeitos de câmera e som maravilhosos, pela trilha estupenda, e claro, pelo Jack e sua feição diabólica.
Mais do que recomendado!!
----------------*****----------------
Imagens:
----------------*****----------------
* Ficha Técnica
Título Original: The Shining
Gênero: Terror
Tempo de Duração: 144 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1980
Estúdio: Warner Bros.
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Diane Johnson e Stanley Kubrick, baseado em livro de Stephen King
Produção: Robert Fryer e Stanley Kubrick
Música: Wendy Carlos e Rchel Elkind
Direção de Fotografia: John Alcott
Desenho de Produção: Roy Walker
Direção de Arte: Leslie Tomkins
Figurino: Milena Canonero
Edição: Ray Lovejoy
* Elenco
Jack Nicholson (Jack Torrance)
Shelley Duvall (Winifred "Wendy" Torrance)
Danny Lloyd (Danny Torrance)
Scatman Crothers (Dick Hallorann)
Barry Nelson (Stuart Ullman)
Philip Stone (Delbert Grady)
Joe Turkel (Lloyd)
Anne Jackson (Doutora)
Tony Burton (Larry Durkin)
Barry Dennen (Bill Watson)
5 comentários:
Nx esse é um filmão mesmo. Com certeza um dos melhores filmes de terror que ja foi feito, ainda mais para epoca onde naum havia os recursos de hoje.
ate hoje lembro da cena das meninas no corredor do hotel, puta que pariu! falando em classico comenta sobre o poltergaist e exorcismo, não podem faltar
Faltou frisar o ponto negativo que é a péssima atuação da Shelly durval, que mulher INSUPORTAVEL
Pena que a vaca não morreu
O link não abre D:
Claudio, valeu porestragar a merda do filme, seu animal!
Postar um comentário